21 de maio de 2018/Dicas
  • Por Centro Oeste Laticínios
  • 5.408

Nos últimos anos o consumo de leite tem sido amplamente questionado, algumas vezes relacionado à malefícios a nossa saúde. Será mesmo verdade?

A área da nutrição é sempre muito afetada pelas “fake news”, por isso, é importante nos embasarmos sempre em evidências científicas confiáveis antes de mudarmos algum hábito de vida ou replicarmos alguma informação. Assim, vamos esclarecer o que os últimos estudos têm mostrado sobre o consumo de laticínios e nossa saúde.

Começando pela infância

Você sabia que crianças que consomem leite têm menor risco de desenvolver diabetes e obesidade na vida adulta?! É o que os últimos estudos mostraram! Segundo eles, o recomendado para essa idade seria consumir ao menos duas xícaras de leite por dia.

Já na adolescência, fica um alerta: nessa faixa etária atingimos o ápice da massa óssea, por isso, uma alimentação rica em cálcio é essencial. Outros alimentos fornecem cálcio, assim como o leite, mas possuem menor taxa de absorção. Por isso, seria necessário ingerir quantidades bem maiores para conseguir a mesma quantidade de cálcio do leite.

Ossos fortalecidos

Vamos para a vida adulta, quando o leite tem importante papel no controle do peso corporal. Ele ajuda a reduzir o apetite e diminui os níveis de glicose no sangue após a refeição. Um outro estudo relevante, publicado em setembro de 2018 na revista científica The Lancet, avaliou 136 mil adultos em 21 países e concluiu que pessoas que consomem mais de duas porções de produtos lácteos todos os dias têm menores taxas de mortalidade. Incrível, né?! Todo esse benefício está relacionado aos aminoácidos, vitaminas, cálcio e magnésio. Falando em esportes, um recente estudo europeu comprovou que leite após treinos físicos aumenta a síntese da proteína muscular, reidrata e ameniza as dores musculares. E não para por aí: um outro estudo realizado na Universidade do Canadá comprovou que após a prática de exercícios físicos o leite promove aumento da massa magra e diminui a gordura.

Mantendo a saúde

Chegando na terceira idade, o leite deve ser seu grande aliado. Nessa faixa etária, cálcio e vitamina D são essenciais para manutenção da força, equilíbrio e da saúde muscular e óssea.

Os benefícios do consumo de laticínios são inúmeros! Diariamente são publicados pelo mundo novos estudos e novas descobertas. Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre os benefícios de consumir os Laticínios Centro Oeste.